Rose Pimentel Mader
Mantendo a tradição de instituição de referência regional, reconhecida pela qualidade de ensino e comprometida com a Educação em todos os segmentos, o Colégio Santo Antônio oferece também Educação Infantil em Período Integral, acolhendo alunos a partir do Grupo 1 ao Grupo 5 – de 6 meses aos 5 anos.
A Escola Infantil Integral funciona com aulas nos períodos da manhã e tarde e atende os alunos, no contraturno, com atividades lúdicas e recreativas.
Além da excelente estrutura fisica, dotada de modernos espaços necessários ao aprendizado e à convivência, o CSA conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais altamente qualificados e experientes.
As atividades desenvolvidas no contraturno são: cantos de aprendizagem com jogos e brinquedos que estimulam a atenção, concentração e o raciocínio; atividades de auto-organização e autorregulagem emocional através das rodas de conversa; atividades artísticas que desenvolvem o pensamento, a criatividade, externalizando os sentimentos e expressando os pensamentos; atividades que estimulam a imaginação, a oralidade, a curiosidade, desenvolvendo a autonomia e o pensamento por meio da contação de histórias; jogos simbólicos; atividades que estimulam o desenvolvimento da lateralidade, noção espacial, esquema corporal, ritmos e expressão através de brincadeiras dirigidas; alimentação saudável, autocuidado e higienização.
Segundo a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, professora Cassiany Amaral Navas Leite, esta modalidade de ensino é cada vez mais necessária e importante atualmente, diante da rotina de vida dos pais, tornando a permanência da criança na escola em período integral a melhor opção para o seu desenvolvimento.
“A escola em período integral, contribui muito para a construção da identidade e da autonomia das crianças. O contato com outros colegas de diferentes idades, desde cedo, ajuda a estimular o autoconhecimento, começando pelo nome, pelas características físicas e pelos modos de pensar e agir. Conhecer a si mesmo e construir uma identidade significa entender os próprios desejos e gostos, além de certas habilidades. A partir do reconhecimento da própria identidade, a criança começa a adquirir uma independência progressiva, que envolve se expressar por meio de linguagens, gestos e autocuidado”, afirma a coordenadora Cassiany.
Durante toda semana as crianças são acolhidas pelos professores e auxiliares que disponibilizam na sala, cantos de aprendizagem com diversos jogos e brinquedos, em que a criança tem livre escolha. A primeira atividade do dia é sempre uma brincadeira, visto que o lúdico é primordial nesta fase da infância por estimular a criatividade o pensamento a imaginação e o raciocínio lógico, explica Cassiany.
Todos os dias são desenvolvidas atividades primordiais para aprendizagem da criança que contribuem para organização, autoregulagem emocional, facilitando o acompanhamento da família, por serem atividades sempre planejadas, intencionais, contemplando os campos de experiências – eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; e espaço, tempo, quantidades, relações e transformações – previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
A coordenadora explica que as atividades são adequadas a cada faixa etária, mas também levam em consideração as particularidades de cada criança. Há um repertório variado de atividades recreativas como: artes, pintura, desenho, colagem, recorte, expressão corporal, culinária, contação de histórias, cantigas e brincadeiras de faz de conta, em diversos espaços: brinquedoteca, biblioteca, mezanino, playground, quadra, espaço verde, priorizando sempre a interação e a brincadeira para que a criança consolide sua aprendizagem.
Nas atividades artísticas, como o desenho, a criança se diverte criando suas próprias regras. Por meio do desenho, a criança faz uso do pensamento, imaginação, inventando explicações e teorias para compreender a realidade.
Algumas rodas são formadas para contar histórias que além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona o vivenciar de diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios.
As brincadeiras de faz de conta, estimulam a criança a assumir diferentes personagens e se envolver em jogos simbólicos, favorecendo o exercício de sua imaginação e possibilitando a experimentação de diferentes ações e realidades por meio do lúdico.
Após as atividades lúdicas, as crianças têm o momento da higienização, antes e depois das refeições, sendo oferecido o momento de descanso, para que no período contrário a criança consiga relaxar e acompanhar as atividades de sala com a sua turma.





