Por Rose Pimentel Mader
O Colégio Santo Antônio está realizando esta semana, de 23 a 27 de novembro, a primeira edição da Feira do Conhecimento com o objetivo de ampliar os conhecimentos científicos, artísticos e culturais dos alunos. O evento on line que conta com a expressiva participação dos estudantes está apresentando muitas novidades.
Os estudantes que participam usam o embasamento necessário para a resolução de um problema e o Colégio estabeleceu uma metodologia de pensamento e desenvolvimento, na qual um problema é identificado, hipóteses são lançadas, algo é testado ou proposto e o modelo pode ser replicado.
O pensamento científico, crítico e criativo compõe uma das 10 competências que devem ser estimuladas no Ensino de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que são utilizadas para a vida como um todo.
No trabalho desenvolvido para incentivar o pensamento científico e cultural, procura-se despertar a curiosidade, instalar a dúvida, que nos move, inquieta-nos e nos estimula a novas buscas.
Assim, a criança/jovem percebe que o conhecimento científico é um processo de permanente construção, situado historicamente e influenciado pelas condições socioculturais que nos rodeiam.
O pensamento científico, crítico e criativo possibilita aos alunos buscarem soluções inovadoras para problemas de suas realidades, mas usando sempre o conhecimento e a análise crítica na busca dessas soluções.
Além disso, uma vez que os estudantes participam ativamente da construção de projetos e soluções, o empreendedorismo é incentivado, bem como a visualização da busca de soluções para os problemas da sociedade.

Na Feira do Conhecimento CSA os alunos tem a oportunidade de encontrar experiências, relatos de atividade, composições e criações desenvolvidas ao longo de 2020, realizados pelos seus colaboradores do futuro.
O Colégio entende que são momentos como estes que nos impulsionam a acreditar e querer cada vez mais buscar a transformação por meio da educação.